Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cobrança extra na conta de luz fica mais barata no mês de outubro

Início das chuvas muda bandeira tarifária de vermelha para amarela

Repórter Nacional

No AR em 30/09/2019 - 07:00

A bandeira tarifária da conta de energia elétrica será amarela no mês de outubro. Com isso, a cada 100 quilowatts-hora o consumidor vai pagar R$ 1,50 a mais na conta.

Em agosto e setembro, por causa da bandeira vermelha, a cobrança extra chegou a R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Outubro é um mês de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança de bandeira só foi possível porque a previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico.

A Aneel alerta que a bandeira amarela mantém a necessidade do uso consciente e do combate ao desperdício de energia.

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências; evitar ficar ligando o ferro e juntar roupas para passar de uma só vez; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, selecionar a temperatura morna no verão no chuveiro elétrico e tomar banhos mais curtos, de até 5 minutos.

Estas dicas contribuem para o uso da energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios. O impacto é sentido direto no bolso do consumidor.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta segunda-feira (30):

 

Outros destaques desta edição:

- Senado deve votar nesta terça-feira a PEC da reforma da Previdência   

- Suspeitos de hackear autoridades vão ser ouvidos hoje em audiência de custódia

- Tribunal de Justiça do Distrito Federal deve concluir esta semana julgamento de Adriana Villela, acusada de mandar matar os pais em 2009

 

Criado em 30/09/2019 - 08:14

Mais do programa