Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Semana decisiva para a Reforma da Previdência no Senado

A expectativa é que, na quarta (16), a PEC esteja pronta para a votação em segundo turno

Repórter Nacional

No AR em 14/10/2019 - 08:07

O Senado pode encerrar nesta semana a análise do texto principal da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência Social. As duas últimas sessões de discussão em plenário serão na terça (15) e na quarta-feira (16). A expectativa é que, ainda na quarta, a PEC esteja pronta para a votação em segundo turno.

Entre as mudanças, a fixação da idade mínima para a aposentadoria, de 65 anos para homens e 62 para mulheres, e o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. E a redução no valor da aposentadoria, que passa a considerar a média de todos os salários, enquanto hoje descarta os 20% mais baixos.

A reforma também aumenta a contribuição para quem ganha acima do teto do INSS, atualmente em R$ 5. 839, e estabelece regras de transição para os trabalhadores em atividade.

A reforma da Previdência é considerada prioritária pelo governo federal, que espera economizar pelo menos 800 bilhões de reais ao longo dos próximos 10 anos. Mas não é o fim das mudanças. Em breve, o Congresso deve analisar uma outra PEC, considerada uma reforma paralela, e que deve definir as regras de aposentadorias em estados e municípios.

Outra alteração em debate é a reforma da Previdência dos militares, que tramita em caráter terminativo na comissão especial na Câmara dos Deputados. A discussão e a votação do texto, que estava marcada para a semana passada, foi adiada para esta terça.

Da Rádio Nacional em Brasília, Victor Ribeiro.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta segunda-feira (14):

Outros destaques desta edição:

- Brasil tem agora uma Santa: Dulce dos Pobres

- Bahia vai decretar emergência por causa de óleo em praias

- Arthur Nory é campeão mundial de Ginástica Artística

- Governo do Equador recua e revoga decreto que provocou aumento de combustíveis e protestos

Criado em 14/10/2019 - 08:25

Mais do programa