Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chuvas: 121 municípios de Minas Gerais estão em situação de emergência

Pelo menos 45 pessoas morreram no estado em consequência dos temporais

Repórter Nacional

No AR em 27/01/2020 - 18:00

Chegou a 45 o número de mortos em consequência da chuva que desaba desde sexta-feira sobre Minas Gerais. As informações estão no boletim mais recente, divulgado nesta segunda-feira pela Defesa Civil. Já o número de municípios mineiros em situação de emergência chegou a 121. As cidades de Ibirité, Orizânia e Catas Altas declararam calamidade pública. 

O reconhecimento da situação de emergência permite ao governo estadual determinar que os órgãos públicos priorizem o atendimento às pessoas afetadas pela tragédia. Além disso, prefeituras e o governo do estado podem contratar serviços temporários e efetuar compras consideradas essenciais para o enfrentamento da situação sem a obrigatoriedade de realizar processo licitatório. Já a população dessas cidades pode acessar benefícios sociais e linhas de financiamento de forma mais fácil. 

A chuva ainda causa estragos no Espírito Santo, onde 9 pessoas morreram e mais de 10 mil tiveram que deixar suas casas. No Rio de Janeiro, o temporal fez transbordar os rios Muriaé e Carangola, no norte do estado. Centenas de casas foram invadidas pela água e mais de 600 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Pelo menos uma pessoa morreu. 

Para tentar evitar novas catástrofes com barragens, a Agência Nacional de Mineração estendeu até sexta-feira o alerta para as empresas que têm barragens de mineração nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O alerta também vale para Goiás. A medida foi tomada após a agência receber dados do Instituto Nacional de Metereologia com a previsão de fortes chuvas nesses estados nos próximos dias. 

 

Ouça também:

- China registra primeira morte por coronavírus em Pequim, e o número de vítimas fatais em todo o país sobe para 82

- Cientistas estimam que casos da doença são muito maiores do que os divulgados, e podem chegar a 40 mil pessoas

- Estados Unidos preparam retirada de seus cidadãos do epicentro da epidemia, e outros países cogitam fazer o mesmo 

- Aqui no Brasil, Anvisa reforça controle nos portos, aeroportos e fronteiras do país

 

Criado em 27/01/2020 - 21:01

Mais do programa