Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lula toma posse como ministro da Casa Civil, mas juiz suspente posse

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto proferiu a decisão em caráter

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse na manhã desta quinta-feira (17) como ministro-chefe da Casa Civil. Durante a cerimônia de posse, a presidenta Dilma Rousseff disse que Lula é o maior líder político do país. “As dificuldades, muitas vezes, costumam criar oportunidades. As circunstâncias atuais me dão a magnífica chance de trazer para o governo o maior líder político desse país”.

 

Ela acrescentou que Lula, além de ser grande líder político, é um grande amigo e companheiro de lutas. “Seja bem-vindo, querido companheiro ministro Lula. Eu conto com a experiência do ex-presidente Lula, conto com a identidade que ele tem com esse país e com o povo desse país. Conto com sua incomparável capacidade de olhar nos olhos do nosso povo, de entender esse povo. A sua presença aqui, companheiro Lula, mostra que você tem a grandeza dos estadistas. Prova que não há obstáculos à nossa disposição de trabalharmos juntos pelo Brasil.”

 

Logo após a posse, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da Seção Judiciária Federal do Distrito Federal, atendeu a uma ação popular e suspendeu, em caráter liminar a posse do ex-presidente Lula. Ainda cabe recurso da decisão.

 

No despacho, o juiz federal aponta que “a posse e o exercício no cargo podem ensejar intervenção, indevida e odiosa, na atividade policial, do Ministério Público e mesmo no exercício do Poder Judiciário, pelo senhor Luiz Inácio Lula da Silva”.

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão.

 

Repórter Nacional destaca ainda

- Justiça suspende a nomeação do ex-presidente
- Protestos contra e a favor do governo são realizados em São Paulo e no Distrito Federal
- Em dois anos Lava Jato consegue devolução de cerca de 3 bilhões de reais desviados da Petrobras
- Cientistas conseguem recuperar memória de ratos com Alzheimer



Movimentação política gera novas manifestações no Brasil

Criado em 17/03/2016 - 15:55 e atualizado em 17/03/2016 - 12:53

Mais do programa