Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto musical em Paquetá homenageia um dos fundadores do choro carioca

Orquestra Jovem Paquetá festeja os 150 anos de Anacleto de Medeiros

Paquetá, no Rio de Janeiro, será palco do terceiro concerto da Orquestra Jovem Paquetá (OJP) para celebrar o século e meio de nascimento de Anacleto de Medeiros neste domingo (2) na Casa de Artes Paquetá. A apresentação em homenagem a um dos fundadores do choro carioca, nascido na ilha, passeará por diversas obras de Anacleto de Medeiros que receberam tratamento sinfônico.

 

Como a maioria dos integrantes da OJP, Anacleto Augusto de Medeiros nasceu em Paquetá no dia 13 de julho de 1866, e, aos 9 anos, já fazia parte da banda do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, tocando flautim, e, logo depois, da Sociedade de Música Paquetaense. Eram os primeiros passos do garoto que se formaria no Conservatório de Música e teria sob a sua batuta as bandas mais importantes da então capital da Corte, como a Banda de Música de Magé, a Banda da Fábrica de Tecidos Bangu e a Sociedade Recreio Musical Paquetaense.

 

Uma década adiante e essa orquestra mirim cresceu, acumulou bagagem e se transformou na Orquestra Jovem Paquetá, com trajetória consolidada no cenário musical carioca e incontáveis apresentações no Brasil e no exterior. A ladeira Maestro Anacleto já não exige esforço para aqueles meninos que sonharam com o Bem Me Quer, atravessaram a adolescência com a OJP e hoje, quase adultos, se debruçam novamente sobre a obra de um dos maiores músicos brasileiros.

 

O Repórter Rio conversou com o diretor da Casa de Artes Paquetá e coordenador da Orquestra Jovem Paqueta, José Lavrador, que declarou que a preocupação da Orquestra é informar e resgatar a história da Ilha de Paquetá e sua importância para a cidade do Rio de Janeiro. José explicou que este ano a homenagem é para o Maestro  Anacleto Medeiros, que era paquetaense, e tem por objetivo aproximar todos os públicos de vários gêneros musicais. Com entrada gratuita e classificação livre, a apresentação é realizada às 11h30 deste domingo (2) na Casa de Artes de Paquetá. 



Criado em 30/09/2016 - 10:52 e atualizado em 30/09/2016 - 15:59