Cerca de 900 produtores rurais que trabalham com a agricultura familiar do município de Jutaí, no Alto Solimões, estão sendo cadastrados no Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. O fomento é a continuação dos trabalhos de 2014.
Confira outras edições do Repórter Solimões
Júlio César, gerente local do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM), explica o objetivo do programa. “Cada família cadastrada vai receber um fomento de R$ 2,4 mil. Esse fomento serve para que o produtor possa aplicar na sua atividade rural, com o intuito de melhorar o sistema produtivo, produzir alimentos e automaticamente gerar renda para ele.”
O gerente do IDAM contou, também, que os beneficiários receberão o recurso no mesmo cartão do Bolsa Família. “Um dos critérios para que a família fosse beneficiada pelo programa era que tivesse o cartão Bolsa Família. O repasse será feito em duas parcelas no cartão do Bolsa Família, nas mesmas datas.”
Em Jutaí, a cultura predominante é o cultivo da mandioca, onde os agricultores estão recebendo treinamento técnicos da equipe do IDAM.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).