Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista em saúde esclarece mitos e verdades sobre vacina contra HPV

O estado do Amazonas já vacinou cerca de 28 mil meninas contra o HPV.

A campanha de vacinação contra o HPV no Amazonas começou neste mês e termina em 4 de abril. O estado já vacinou cerca de 28 mil meninas contra o vírus.

 

Confira outras edições do Repórter Solimões

 

Ronan Ramos, especialista em saúde, chama a atenção das adolescentes e dos pais sobre mitos e verdades que envolvem a doença, como, por exemplo, se é somente mulher que corre o risco de ter o HPV, por que a vacina é para meninas tão jovens ou, ainda, se toda menina que for tomar a vacina está com a doença.

 

“Muita gente pergunta o porquê da vacinação em uma idade tão baixa, de 9 a 11 anos. Há estudos em outros países que mostram que quanto mais cedo for a vacinação, a imunidade da menina será melhor quando for adulta em relação a uma pessoa que já tenha tido o vírus e tomou a vacina. A vacina é para prevenir a evolução do HPV e dura de 10 a 15 anos”.

 

O especialista destacou, ainda, que, no Brasil, a incidência do vírus é alto, principalmente no estado amazonense. “A incidência aqui no Amazonas é bastante alto se comparado ao restante do país. O vírus demora entre 10 e 15 anos para conseguir causar uma lesão cancerígena. Hoje, estima-se que pelo menos 8 em cada 10 mulheres, cerca de 80%, terão contato com algum tipo do vírus HPV”.

 

Dados do Ministério da Saúde indicam que a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem.

 

A vacina contra o vírus é a principal forma de prevenção. Por isso, é importante que toda menina de 9 a 11 anos receba as três doses da vacina.

 

Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 31/03/2015 - 02:16 e atualizado em 31/03/2015 - 08:57

Mais do programa