Depois de ultrapassar o nível da segunda maior cheia na região, registrada em 2012, com 13 metros e 73 centímetros, 15 escolas do município de Benjamin Constant, tiveram atividades paralisadas. A enchente afeta 9 mil famílias na cidade.
Segundo assessor de comunicação da prefeitura, J. Ferreira, mais de 1.600 alunos de duas escolas na zona urbana e 13 escolas da zona rural estão sem aulas.
Um novo calendário escolar será feito para que os alunos possam, após a cheia, repor seus estudos e cumprir as metas do ministério da Educação, informou o assessor.
Até o momento, 20 cidades estão em situação de emergência. Na calha do Rio Juruá os municípios em emergência são: Itamarati, Guajará, Ipixuna, Envira e Juruá. Na calha do Rio Purus estão: Canutama, Tapauá, Carauari, Pauini e Lábrea. Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Amaturá, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins, situados no Alto Solimões, também estão em situação de emergência por causa do avanço das águas.
Hoje, o nível do rio Solimões marca 13,75 metros.
Ouça também: Alto Solimões ultrapassa marca da segunda maior cheia da região
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).