Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Gripe: campanha nacional de vacinação termina nesta sexta-feira (22)

O Amazonas é o estado que mais vacinou até agora. Foram aplicadas mais

Até o dia 15 de maio, apenas 29% do público-alvo foi vacinado em todo o país. A mobilização começou no dia 4 deste mês.

 

O Ministério da Saúde espera vacinar 80% do grupo considerado de risco, composto por quase 50 milhões de pessoas entre mulheres grávidas, crianças, idosos, indígenas e presos.

 

No Norte do país, o Amazonas é o estado que mais vacinou até agora. Foram aplicadas mais de 368 mil doses, o que representa 42% do público-alvo imunizado. O estado antecipou a campanha em uma semana.

 

Confira outras edições do Repórter Solimões aqui

 

Roraima é o estado com os piores números da região. Segundo o balanço do Governo Federal, desde o início da campanha, foram aplicadas pouco mais de 19 mil doses, ou seja, apenas 13% da cobertura vacinal.

 

Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza.

 

O período de maior circulação da gripe vai do final de maio a agosto. Por isso, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e crianças de seis meses a cinco anos, indígenas e trabalhadores de saúde, não devem deixar de receber a vacina.

 

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, erupções na pele e enrijecimento. Esses efeitos costumam passar em 48 horas. Lembrando que a vacinação é contraindicada para pessoas com alergia a ovo e seus derivados.

 

A transmissão dos vírus da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados.

 

Para prevenir a contaminação, os cuidados são simples: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

Vacine-se contra a gripe até sexta-feira, na unidade de saúde do seu bairro, no horário das 8h às 17h.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 20/05/2015 - 01:37 e atualizado em 20/05/2015 - 08:23

Mais do programa