Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

UEA em Tabatinga realiza o II Simpósio Nacional de Agroecologia

Entre os temas discutidos estão o plantio com uso de agrotóxicos no

O I Simpósio Internacional de Agroecologia e II Simpósio Nacional de Agroecologia tiveram início nesta segunda-feira (25), no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga- CESTB, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), com o tema: Agroecologia na Amazônia. Práticas e saberes no contexto das transformações territoriais.

 

Estão sendo realizadas mesas redondas com vários eixos relacionados aos temas, como o plantio com uso de agrotóxicos. Participam agricultores brasileiros, além de profissionais da área de países vizinhos como Colômbia e Peru.

 

De acordo com o coordenador do evento professor da UEA José Aparecido Dourado, o simpósio abre discussões sobre a importância da agricultura tradicional praticada pelas pessoas que habitam na Amazônia, valorizando a agricultura dos ribeirinhos e indígenas. Ou seja, afirma o professor, a produção de alimento de forma saudável, sem o uso de agrotóxicos, de fertilizantes químicos e valorizando as práticas locais.

 

Ouça também: Nível do Rio Solimões começa a baixar

 

Ainda segundo o professor, em uma das pesquisas realizadas pela Universidade, na região do Alto Solimões, foi detectado agricultores praticando o plantio de lavouras com o uso de agrotóxicos.

 

O evento segue até o dia 28 de maio, quinta-feira, e será encerrado com a mesa redonda sobre: Agroecologia e agricultura sustentável nos Andes Bolivianos.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 27/05/2015 - 00:22 e atualizado em 27/05/2015 - 07:53

Mais do programa