Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Doenças como desnutrição e malária afetam crianças indígenas no Vale do Javari

No Vale do Javari, em Atalaia do Norte, no Amazonas, há vários casos

A  União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), associação que lidera as organizações de base indígena, divulgou relatório informando que devido as condições de vida nas aldeias indígenas do Vale do Javari, em Atalaia do Norte, no Amazonas, há vários casos de doenças, entre elas a desnutrição e malária.

 

Segundo o órgão os mais afetados são os menores de um ano. Heródoto Sales, Coordenador do Distrito Sanitário Especiai Indígena (DSEI) do vale do javari, informou que esse ano, sete crianças foram ao óbito. Ele ressaltou que a região é do tamanho de Portugal e que faltam funcionários para atendimento, criticou o pouco apoio recebido pela Fundação Nacional do Índio (Funaí).

 

De acordo com informações do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) no Vale do Javari, a quantidade de óbitos no primeiro semestre deste ano, já superou a mortandade do ano passado quando foram registrados onze óbitos, entre recém-nascidos e crianças de até um ano, decorrentes da desassistência à mãe e ao bebê, seja por pré-natal mal feito ou não realizado ou mesmo por falta de auxílio no parto.


O ano de 2013 teve a maior incidência, 85 registros de óbito envolvendo crianças indígenas nas aldeias do Alto Solimões, segundo o relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



MA: Equipe de saúde é mantida refém por índios Timbira

Índios do Xingu passam a oferecer alimentos com certificação orgânica

Criado em 14/09/2015 - 21:57 e atualizado em 14/09/2015 - 18:31

Mais do programa