Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Após cheia recorde, seca começa a isolar municípios do Alto Solimões (AM)

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, é considerada “severa” a

Os municípios Fonte Boa, Amaturá e Benjamin Constant, no Amazonas, estão praticamente isolados em razão da vazante do Rio Solimões. As embarcações de grande e médio porte, que transportam cargas e passageiros, não conseguem se aproximar dos portos, porque o nível das águas está muito baixo.

 

O Serviço Geológico do Brasil classifica como “severa” a intensidade da vazante este ano. O coordenador de Operações da Defesa Civil no Alto Solimões, Donizete Cruz, conta que nas cidades de Amaturá e Benjamin Constant, além dos transportes fluviais, o abastecimento de água também está comprometido.

 

Ouça também:

 

Seca do Rio Solimões prejudica embarcações e transporte de cargas

 

“O município de Amaturá encontra-se isolado e o abastecimento de água para as pessoas está comprometido. Em Benjamin Constant, devido o Rio Javarí ser estreito, a seca está comprometendo também o fluxo de pessoas e o abastecimento de água”.

 

Donizete explicou, também, que a Defesa Civil está distribuindo materiais para ajudar a enfrentar a seca do rio.

 

“É uma situação muito agravante que está acontecendo na região. Fomos em Tonantins dar um apoio às famílias desabrigadas pelos desmoronamentos de terras que têm acontecido, com cestas básicas e caixas da água”.

 

De acordo com o Serviço Geológico, o nível do Rio Solimões em Tabatinga registrou, nesta quarta-feira (21), a marca de 3,34 metros, 40 centímetros a mais que no dia anterior, quando a média foi de 2,94 metros.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 22/10/2015 - 10:57 e atualizado em 22/10/2015 - 08:57

Mais do programa