Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Representantes do MPF e Funai se reúnem com indígenas em Atalaia do Norte

As lideranças pedem a exoneração do coordenador da Funai no município,

Representantes do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Tabatinga, e da Fundação Nacional do Índio (Funai) se reuniram na manhã dessa quarta-feira (27) com lideranças indígenas da etnia Matis na Câmara de Vereadores do município de Atalaia do Norte, no Amazonas.

 

Os índios pedem a exoneração do coordenador da Funai no município, Bruno Pereira, e a eleição de um indígena para o cargo. Além disso, as lideranças também reivindicam transparência na demarcação de terras.

 

O caso começou quando um grupo de indígenas das etnias Matis e Korubos, entre outros da região do Vale do Javari, invadiram o prédio da Funai na última terça-feira (19). Com arcos e flechas, eles retiraram à força funcionários e o coordenador do órgão.

 

De acordo com o colaborador da Rádio Nacional no município Nailson Tenazor, mais de 100 indígenas permanecem acampados na sede da Funai. O presidente nacional do órgão, João Pedro, ouviu as reivindicações dos índios, mas negou o pedido de exoneração de Bruno Pereira.

 

Já o representante do Ministério Público afirmou que o caso será analisado pelo órgão e que as mudanças serão feitas caso haja real necessidade.

 

Segundo Nailson Tenazor, os indígenas saíram satisfeitos da reunião e não houve nenhum registro de violência ou depredação após o encontro.

 

Ouça mais informações sobre a reunião com o colaborador da Rádio Nacional de Atalaia do Norte. É só clicar no player acima!

 

*Colaboração de Nailson Tenazor, de Atalaia do Norte.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 28/01/2016 - 10:50 e atualizado em 28/01/2016 - 09:09

Mais do programa