Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil conquista ouro e bronze na Olimpíada de Física Universitária da América Latina

Segundo especialista, resultado mostra que os estudantes brasileiros têm um grande potencial e podem se destacar no cenário internacional

Revista Brasil

No AR em 15/06/2017 - 12:14

O Brasil conquistou medalha de ouro e de bronze na primeira Olimpíada de Física Universitária da América Latina, que ocorreu no dia último dia 7 de abril, na Universidade de Havana, em Cuba. Leonardo Almeida Lessa, primeiro colocado, e Manina Maciel Ansanelli, única mulher entre os 30 melhores resultados, são alunos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

"Isso mostra o grande potencial dos estudantes brasileiros", avalia o professor Airton Deppman, do Instituto de Física da USP. Em entrevista ao programa Revista Brasil, ele explica que a física está no nosso dia a dia, no nosso cotidiano, embora nem todos gostem da matéria. "A maioria das pessoas, por exemplo, tem um celular. Para confeccionar esse celular é preciso muito conhecimento de mecânica quântica e teoria da relatividade, que são dois fundamentos da física moderna. Todo mundo usa o celular, mas sem se preocupar, nem entender o seu funcionamento."

Para Deppman, o Brasil tem uma carência de professores de física. "É preciso formar mais professores, e também professores mais capacitados O que a gente observa é que no ensino fundamental e médio a matéria é ensinada por profissionais que não são formados na física, e isso acaba trazendo prejuízos aos estudantes a longo prazo." 

Ouça a íntegra da entrevista no player acima

Criado em 15/06/2017 - 12:58

Mais do programa