O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, conversou com o Revista Brasil sobre o Atlas Esgotos - Despoluição de Bacias Hidrográficas, lançado pela agência nesta segunda-feira (25). O material traz informações sobre a situação das cidades brasileiras com relação ao saneamento básico e tratamento de esgoto.
Ouça a entrevista completa:
O ineditismo do estudo está principalmente no fato de ter conseguido abarcar todos os 5.570 municípios do país, explica Vicente. "Os estudos anteriores eram feitos apenas por amostragem, dessas amostragens se fazia um panorama", esclarece o pesquisador. "Nesse caso foi feito a coleta de dados de todos seja pelo contato com o municípios seja via empresa estadual".
O estudo identificou que 81% dos municípios despejam pelo menos metade do esgoto diretamente nos rios próximos sem nenhum tratamento. Além disso, mais de 5,5 mil toneladas dos resíduos produzidos em residências são jogados sem nenhum tipo de tratamento, diariamente, em rios que são usados pela população.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pelas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.