Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arbitragem de conflito é a alternativa para desafogar a demanda do judiciário

Saiba mais sobre a arbitragem online, uma forma de resolver problemas de consumo de forma mais ágil

Revista Brasil

No AR em 03/02/2021 - 09:38

Existe no país um mecanismo que pode solucionar conflitos de consumos sem a necessidade de buscar a justiça: é a arbitragem de conflitos, importante ferramenta ao qual o público pode recorrer e ter decisões de questões deste tipo de forma célere. 

Sobre o tema, o Revista Brasil entrevistou João Pedro Leite Barros, professor em Direito do Consumidor na UnB e doutorando em Direito Civil. 

Segundo ele, na arbitragem é um terceiro que vai decidir o conflito entre as partes, como se fosse um juiz. A arbitragem é segmentada, tem caráter sigiloso e destinada aos conflitos de consumo, sem passar pelo Poder Judiciário. 

"É a possibilidade do consumidor resolver seus conflitos de casa, (de forma) online. É a arbitragem online em problemas de consumo. Você, da sua casa, tem um problema com um fornercedor, recebeu seu produto com defeito, com um vício, por exemplo. Ao invés de ter de buscar o PROCON, os juizados especiais, a delegacia de consumo, você pode, de casa, através da internet, fazer uma reclamação e resolver o seu conflito."

A arbitragem vem para aproximar o consumidor e o fornecedor. É um arbitro que vai dar a sentença e, caso o conflito não seja solucionado, o consumidor deve buscar o Judiciário, explica o professor.

Para informações acesse a plataforma.

Confira a entrevista no player abaixo:          

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 03/02/2021 - 10:55

Mais do programa