Muitos empreendedores e empresários têm dúvidas a respeito de como devem agir: ser autônomo ou abrir uma empresa? Qual é a melhor opção? E as vantagens e desvantagens?
Confira outras edições do Revista Brasil
Para responder a essas perguntas, o programa Revista Brasil entrevistou o especialista da área de Contabilidade, Telmon Oliveira, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como devem agir as pessoas que pensam em abrir o próprio negócio e qual é a melhor forma para fazer isso.
Telmon explicou que a primeira coisa que deve ser analisada é o custo. O trabalhador autônomo, pessoa física que atua por conta própria, geralmente exercendo atividades na área de prestação de serviços, precisa verificar na Prefeitura do seu município as questões relacionadas à tributação e o mercado, averiguando quais as restrições em termos de nota fiscal, por exemplo. A vantagem do autônomo, segundo ele, é não ter vínculo empregatício. A desvantagem, por sua vez, é não poder emitir nota fiscal.
Já o empresário formal ou empreendedor individual tem a vantagem de ser formalizado, possuir CNPJ e poder contratar empregados, além de ter valor fixo de tributação. Porém, de acordo com especialista, as desvantagens são o baixo faturamento e o recolhimento ao INSS. Ou seja, o empresário não pode se aposentar por tempo de contribuição, somente por idade, a partir dos 65 anos para pessoas do sexo masculino e 60 anos para o sexo feminino.
Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil e saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de abrir o próprio negócio.
O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.