Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Grito da Terra Brasil mobiliza 80 mil trabalhadores rurais do país

A 21ª edição do movimento tem como tema principal o Desenvolvimento

Neste ano, o Grito da Terra Brasil começou nessa segunda-feira (18) e prossegue até a próxima sexta-feira (22), em Brasília, assim como no ano anterior, de forma conjunta em todo Brasil, unindo em um só grito cerca de 80 mil  trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios, estados e no Distrito Federal.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Contag), Alberto Broch, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre a 21ª edição do movimento.

 

De acordo com o Alberto Broch, neste ano, depois de uma pauta enviada à presidenta Dilma Rousseff, há uma intensa negociação com vários ministérios e há expectativa de que o governo responda, ainda nesta semana, os pontos centrais da pauta desta edição do Grito da Terra.

 

Na avaliação do presidente da Contag, neste sentido, há muita preocupação, porque há poucas respostas concretas do governo, principalmente quando se trata de recursos, tanto na área agrícola como agrária.

 

Confira outras edições do Revista Brasil aqui

 

De acordo com Broch, com o tema “Desenvolvimento Rural Sustentável com Garantia de Direitos e Soberania Alimentar”, o movimento Grito da Terra de 2015 pretende atingir o conceito de sustentabilidade no campo, que é preservar produzindo, criar desenvolvimento respeitando a natureza, produzir em um padrão diferente do tecnológico à custa de química e de remédios e trabalhar para uma transição de produção mais agroecológica, além de debate com respeito aos homens e mulheres que vivem no campo.

 

Ainda segundo o presidente da Contag, a mobilização propõe o alcance da soberania alimentar, que tem forte relação com a segurança alimentar, ou seja, a questão dos alimentos saudáveis como prioridade no país. De acordo com ele, o país deve ser soberano e autossustentável sob o ponto de vista da sua produção de alimentos, não só em relação às commodities, mas em relação aos alimentos saudáveis.

 

Alberto Broch contou, também, que a pauta desta edição do Grito da Terra Brasil foi construída ao longo do início do ano, entre sindicatos de todo o país, e fechada pelo conselho da Contag em março, em Brasília, como representação de todos os estados da Federação.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil e saiba mais sobre a 21ª edição do Grito da Terra Brasil, que acontece em Brasília.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Criado em 19/05/2015 - 13:24 e atualizado em 19/05/2015 - 11:16

Mais do programa