O Mapeamento Energético foi lançado dia 25 de agosto, durante o 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Ergogenética (COBEE), em São Paulo. O Mapeamento é uma ferramenta que auxilia empresários a reduzirem o consumo de energia elétrica em suas empresas em até 30%. Para falar do assunto o Revista Brasil entrevistou o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Rodrigo Aguiar.
O presidente da Abesco diz que a busca é implantar um programa de curto, médio e longo prazo de eficiência energética visando reduzir ao máximo o desperdício de energia elétrica no país, gás combustível e água.
Rodrigo Aguiar também fala sobre o lançamento das cartilhas. " Foi lançado uma cartilha para o setor industrial no ano passado. Esse ano acabamos de lançar a cartilha para comércios e serviços e lançamos o mapeamento energético", comenta.
Ele explica que o mapeamento energético visa o que o micro e pequeno empresário possa fazer um auto-análise e verificar quais são os sistemas, quais são os aparelhos que consomem mais energia elétrica para que ele tome atitudes. Já para o consumidor residencial o presidente da Abesco aconselha o uso das lâmpadas leds que pode economizar até 90%, e pesquisar aparelhos de ar condicionado, geladeiras, freezer, e outros equipamentos residenciais que consomem menos energia.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Nova torre eólica tem potencial cinco vezes maior de geração de energia elétrica
Saiba mais sobre os avanços da produção de energia solar no Brasil