Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Congresso de Ginecologia debate violência sexual contra a mulher

Na pauta, a Lei 12.845/2013, que dispõe sobre o atendimento

Fórum popular realizado no Congresso de Ginecologia debate violência sexual contra a mulher. No Brasil foram feitos 1.613 abortos legais em 2014, 94% deles em consequência de estupros. O número pode ser bem maior, já que muitas mulheres fazem a interrupção da gravidez por conta própria. O assunto foi destaque durante o 56º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, no Fórum Popular “Violência Contra a Mulher”, realizado em Brasília.

 

Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o vice -presidente da região nordeste da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco), Olímpio de Moraes Filho.

 

Ele conta que no fórum, a Febrasco e os movimentos sociais se posicionaram contra o projeto de lei 5069 que praticamente inviabiliza o atendimento às mulheres vitimas de violência que engravidam e que desejam interromper a gravidez. 

 

O vice- presidente comenta que o projeto de lei torna obrigatório que a mulher faça um boletim de ocorrência e que tenha o exame de corpo delito para comprovar o fato, e isso inviabiliza: "quando a mulher procura o serviço de saúde para interromper a gravidez, ela está grávida e essa violência sexual aconteceu há 2 ou 3 meses atrás, e não há mais evidência no corpo e nenhuma violência", esclarece. 

 

"A gente sabe também, que setenta por cento das violências sexuais contra mulheres são de pessoas muito próximas e ela não se sente segura em denunciá-las”, diz. 

 

Olímpio de Moraes Filho explica ainda o que tem sido feito para garantir assistência às mulheres na área de saúde, sobre os profissionais de saúde e dá sua opinião sobre a marcha das mulheres negras.

 

“Uma gravidez forçada por estupro, e ela sendo obrigada a levar é uma tortura para a mulher”, conclui.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação hoje(18) é de Miguelzinho Martins.



Vítimas de violência sexual terão atendimento imediato

Cartilha auxilia no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Fique por dentro de alguns dados da violência contra mulher no mundo

Criado em 18/11/2015 - 17:03 e atualizado em 18/11/2015 - 14:49

Mais do programa