Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Revista Brasil entrevistou o conselheiro do Fundo Brasil de Direitos

Dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi criada como marco da Declaração Universal dos Direitos Humanos e proclamada em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). E no Brasil como estamos? Será que 67 anos depois podemos comemorar algo?

 

Para falar sobre a importância da data, os avanços e retrocessos de temas ligados aos Direitos Humanos, o Revista Brasil entrevistou o conselheiro do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Jorge Eduardo Durão.

 

Durante a entrevista, ele aponta situações adversas em relação aos direitos humanos vividas no Brasil. Durão destaca em primeiro lugar a violência contra a juventude, em particular a juventude negra.

 

“A sociedade brasileira está diante do imperativo moral de se erguer contra o extermínio da juventude negra”, diz.

 

Durão cita outras violações de direitos humanos contra indígenas e populações atingidas pelos impactos de grandes obras.

 

“O que aconteceu em Mariana recentemente é uma violação massiva de direitos humanos, inclusive o direito fundamental a vida daqueles que foram mortos pela irresponsabilidade, a falta de prevenção daquela empresa”.

 

O conselheiro do Fundo Brasil dos Direitos humanos também fala da situação dos presídios brasileiros, a ação da polícia e a violência institucional.

 

“São situações cotidiana de violações brutais dos direitos humanos”, afirma.

 

Para ouvir, clique no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 10/12/2015 - 14:00 e atualizado em 10/12/2015 - 12:46

Mais do programa