Qual a melhor maneira de evitar acidentes envolvendo agulhas? O que os acidentes podem causar aos profissionais de saúde? Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou a enfermeira, especialista em controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Karina de Araújo.
Ela explica que tem mais de 20 patógenos que podem ser transmitida pelo sangue.
“Fala-se muito no HIV, que é uma doença que assusta, mas o risco da hepatite é muito maior. A gente tem muitas pessoas contaminadas com hepatite dentro do ambiente hospitalar. A doença sífilis, toxoplasmose, gonorreia e herpes é tão perigoso quanto o HIV e muitas vezes o profissional vai descobrir que está contaminado depois de anos”, esclarece.
Ela comenta que é preciso ter dispositivo de segurança dentro do hospital: " a gente atende várias pessoas e dentre essas pessoas a gente não sabe quem pode está contaminada ou não", diz.
A enfermeira conta que muitos acidentes ocorrem com as agulhas que são descartadas de maneira inadequada, e que é preciso usar dispositivo que previnam e protejam a ponta da agulha.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8hs, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é da jornalista Taís Ladeira.
Ministério da Saúde simplifica tratamento após exposição ao vírus HIV
Criada há 4 mil anos, Acupuntura é patrimônio da humanidade