Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desemprego em nível global repercute no Fórum Econômico Mundial, em Davos

Há indicativos de que nos próximos cinco anos, cinco milhões de postos

Desemprego em nível global repercute no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Há indicativos de que nos próximos cinco anos, cinco milhões de postos de trabalho vão desaparecer, nas 15 maiores economias do mundo.

 

Sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o consultor em educação, professor Marco Gregori, que começa fazendo um alerta: o que está acontecendo é uma grande transformação mundial, ou seja, já estamos na quarta grande revolução industrial da história da humanidade.

 

O fato é que agora, diz ele, os pesquisadores estão vendo que a velocidade de mudança e de transformação chegou a tal ponto que eles julgam que haverá uma revolução geral em todo o mercado de trabalho e em todas as condições sociais, impactando a todos tremendamente. Então a previsão para os próximos cinco anos, é a perda de 7 milhões de emprego. Onde? Basicamente os de trabalhos mais diretos. Por outro lado, há uma geração de 2 milhões de emprego nas áreas de negócios, de computação e de matemática, afirma o professor.

 

Diante de um quadro como este, o consultor em Educação diz que ao ler o relatório “dá vontade de chorar”, mas ainda existe, sim, condição de nos prepararmos, porque se de um lado há todo esse viés negativo, por outro há o advento de novas tecnologias, como a robótica, a impressão 3D, a nanotecnologia, a biotecnologia e um alerta para a sociedade se preparar.

 

Entenda esta relação emprego e desemprego relacionado às novas tecnologias, ouvindo esta entrevista na íntegra, ao programa Revista Brasil, com Valter Lima.



Mundo tem 197,1 milhões de desempregados, alerta OIT

Criado em 22/01/2016 - 13:51 e atualizado em 22/01/2016 - 11:51

Mais do programa