Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial do Rádio é tema de mesa redonda nesta sexta (12)

Especialistas falam sobre a importância do rádio na comunicação

Com a evolução das comunicações houve quem dissesse que o rádio iria acabar. Contudo, a previsão não se concretizou. Ao contrário, o rádio invadiu a rede mundial de computadores e se digitalizou.

 

O Dia Mundial do Rádio é celebrado em todo o mundo por meio de Comissões Nacionais e Representações da Unesco, além de organizações parceiras, no dia 13 de fevereiro. Neste ano o tema definido pela Unesco para a data é “O rádio em situações de emergência e desastre”, tema que foi abordado durante a mesa redonda desta sexta- feira (12).

 

O coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares e o professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Artur Ferraretto, participaram da conversa, mediada pelos apresentadores Valter Lima (Revista Brasil) e Marco Aurélio (Todas as Vozes).

 

O coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, explicou que um dos objetivos da Unesco ao criar o dia mundial do Rádio é discutir, valorizar e empoderar o rádio. “A modernização do rádio, a formação dos radialistas, a liberdade de expressão, a segurança, ou seja, a violação dos direitos humanos contra jornalistas e radialista é um tema que preocupa muito a Unesco”, informa Adauto.

 

Dia Mundial do Rádio: ouça registros históricos

 

Questionado sobre a falta de um selo de reconhecimento para as rádios que realmente cumprem seu papel social, o professor Ferraretto acha interessante esse tipo de reconhecimento, de qualidade, mas, “particularmente acredita que os ouvintes já fazem esse reconhecimento ao selecionar o seu comunicador, o seu programa de rádio e a sua emissora. Ha uma relação de confiança do ouvinte em relação ao rádio”, acrescenta. Durante a entrevista, ele também aborda o papel do rádio no principal problema de saúde pública no Brasil, que é a epidemia de dengue, zika virus e chikungunya.

 

Confira o debate completo no player disponível no topo desta matéria.

 

A mesa redonda do Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional e MEC e vai ao ar às sextas-feiras nas rádios Nacional Brasília, Nacional Rio de Janeiro e MEC AM Rio de Janeiro. A apresentação é de Valter Lima e de Marco Aurélio.



Criado em 12/02/2016 - 16:34 e atualizado em 12/02/2016 - 14:32

Mais do programa