Cresce em 274% o número de ataques cibernéticos no Brasil

No mundo o número de ataques aumentou 38% de acordo com Pesquisa Global de Segurança da Informação
Tema Livre aborda o que ficou decidido na CPI dos crimes cibernéticos
Tema Livre aborda o que ficou decidido na CPI dos crimes cibernéticos sxc.hu/freeimages.com

Na 18ª Edição anual da Pesquisa Global de Segurança da Informação, lançada em 2015, pela PwC revelou crescimento de 274% em número de ataques cibernéticos no Brasil. Sobre esta pesquisa o Programa Revista Brasil entrevistou sócio da empresa PWC, Edgar D’andrea. “Esta pesquisa revela o estado da segurança da cibernética em todo o mundo e o propósito é alertar as empresas e as pessoas de uma forma geral sobre os riscos cibernéticos”, esclarece.
 
Edgar informa que em 2015, o número de ataques médios revelados pela pesquisa no mundo como um todo subiu 38% e no Brasil aumentou 274%. “Uma diferença muito relevante”, opina. Ele justifica o aumento por duas perspectivas: o primeiro é que as empresas estão começando a investir mais para conseguir detectar o ataque e responder. O segundo é que o crime cibernético é uma realidade, está aumentando de forma significativa em todo o mundo. "Hoje, o crime cibernético e o Brasil em particular se tornaram muito atraente, não é feito apenas por tradicionais hackers, hoje você tem por traz de ataques cibernéticos o crime organizado, fazendo os crimes num ambiente digital, tem hacker ativista fazendo ataques as organizações”,diz.
 
Edgar fala do ataque a propriedade intelectual às indústrias: “está cada vez mais comum os atacantes sequestrarem informações e depois fazerem chantagem em cima deste sequestro”. E explica que é muito difícil a identificação do atacante, pois os ataques são muito sofisticados. As empresas e o poder publico estão se sofisticando para poder identificar os atacantes. Ele alerta para os cuidados com a segurança e privacidade nas informações.
 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.

Produtor
Eliana Sousa
Revista Brasil
em
22/02/2016 - 14:19
atualizado em
22/02/2016 - 14:19