Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo aponta que mais de 10% dos homicídios do mundo acontecem no Brasil

Atlas da Violência revela que em 2014 mais de 59.627 pessoas foram

Em em 2014 mais de 59.627 pessoas foram vítimas de homicídio no Brasil. Com isso, com isso a taxa de homicídios se elevou para 29,1 mortes por 100 mil habitantes. É o que indica o Atlas da Violência feito em parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com informações do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Este alto número indica que de todos os homicídios que acontecem no mundo, mais de 10% acontecem no Brasil.

 

O Revista Brasil entrevistou o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Daniel Cerqueira que avalia que esta é uma situação preocupante, gravíssima. "O que mostramos com dados de 2014, com base nas informações do Ministério da Saúde é a continuidade de uma escalada da violência que vem desde os anos 80, que foi crescendo fortemente, o número e a taxa de homicídio, de forma contínua até 2003", explica.

 

Ele avalia ainda que com o Estatuto do Desarmamento, em 2003, aconteceu uma pequena diminuição, e agora recentemente voltou a crescer o número de homicídios.

 

"O Atlas da violência além de fazer um diagnóstico sobre a questão dos homicídios, olhando por várias dimensões, é uma espécie de chamamento para toda a sociedade se juntar em torno de um pacto para reduzir estes homicídios. Este pacto tem que ser obviamente liderado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, mas tem que ter um envolvimento também de toda sociedade civil, organizada e desorganizada”, avalia.

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.



Taxa de homicídios diminui nas grandes cidades e aumenta no interior, diz Ipea

Maranhão é o segundo estado com maior taxa de homicídio do país

Criado em 29/03/2016 - 17:40 e atualizado em 29/03/2016 - 14:35

Mais do programa