Biogás pode substituir 25% da energia elétrica produzida no Brasil

O desperdício por ano equivale a mais de uma Itaipu em energia que poderia ser gerada com o biogás
biogás - construção de um reator
biogás - construção de um reator Biogás, biometano, Abiogás, agroindustrial, Matéria orgânica

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) mostra que o Brasil desperdiça por ano mais de uma Itaipu em energia que poderia ser gerada com o biogás. Em entrevista ao Revista Brasil o vice-presidente da  Abiogás, Alessandro Gardemann, fala sobre o desperdício do biogás.  De acordo com ele, o biogás pode substituir 25% da energia elétrica produzida no Brasil e 70 % do diesel produzido no país.
 
 
O vice-presidente explica que o biogás ocorre com a degradação da matéria orgânica. O Brasil como grande produtor agroindustrial tem muita matéria orgânica na produção de suíno, na produção de leite, cana-de-açúcar, que de fato se torna resíduo e não é utilizado e às vezes até é um problema ambiental. E essa degradação de matéria orgânica acaba gerando emissões de metano não controladas e desperdiçado no Brasil inteiro.
 
 
“ A nossa proposta é capturar esses carbonos, esses metanos e gerar energia elétrica e biometano”, acrescenta Alessandro.
 
 
Para ouvir a entrevista na íntegra, clique no player acima.
 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima

Produtor
Eliana Sousa
Revista Brasil
em
12/07/2016 - 16:30
atualizado em
12/07/2016 - 16:31