Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uso da ciência de dados nas escolas traz benefícios para a educação

Ouça a entrevista com a doutora em psicologia social, Paula Oliveira

Revista Brasília

No AR em 27/01/2020 - 17:02

Saber filtrar e extrair informações relevantes de uma grande quantidade de dados pode trazer novas possibilidades para a educação. Uma boa análise dos dados de cada aluno é capaz de melhorar a própria aprendizagem, explica a doutora em psicologia social, Paula Oliveira, em entrevista ao Revista Brasil.

"Até o momento, as escolas têm aproveitado esses dados para análises comparativas entre estudantes, professores, entre classes diferentes ou para verificar o potencial dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação às escolas concorrentes." No entanto, o uso dos dados pode ser ampliado e usado para aprimorar o ensino e para verificar, por exemplo, a evasão escolar, atrasos na aprendizagem, preconceitos, entre outros.

Paula Oliveira destacou que o Fórum Econômico Mundial tem sinalizado para o mundo inteiro que as novas competências para o trabalho têm muito mais a ver com comportamento do que com conteúdo. "No entanto, os sistemas educacionais ainda estão organizados por conteúdo."

Confira no player:

 

Criado em 27/01/2020 - 18:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa