No Distrito Federal, mais de 20 mil meninas devem ser vacinadas contra o HPV. O Papiloma Vírus Humano causa o câncer do colo de útero. A doença pode ocorrer a partir de 20 anos, por isso é importante tomar a vacina agora, para prevenir a doença a longo prazo.
Confira também: Especialista avalia: vacina contra o vírus HPV é segura
Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde do DF, Cristina Segatto, o mais importante é que está sendo trabalhada a prevenção. A vacinação começou na semana passada, nas Unidades Básicas de Saúde. No DF, a população alvo são 22 mil meninas com idade a partir de 9 anos que vão tomar a primeira dose, neste primeiro semestre. Elas devem ir à sala de vacinação, levando cartão de vacinação e documento que identifique a mãe. A segunda dose da vacina será realizada em setembro e somente daqui a 5 anos será realizada a terceira dose da vacina contra o HPV.
A vacina contra o HPV é segura e eficaz e os pais devem buscar informação sobre a importância deste tipo de proteção. As meninas que não tomaram a primeira dose devem tomar agora. Já as mulheres com até 26 anos, portadoras de HIV, devem procurar um médico que a acompanham, pedir a prescrição e ir ao Centro de Referência Imunodeológico para também receber a vacina contra o HPV.
Confira as informações sobre esta vacina nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.