O Ambulatório do Viajante, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) que foi criado em 2010 é o único que fornece todo tipo de vacina e orienta as pessoas que vão para regiões com incidência de doenças infectocontagiosas, tanto no exterior como no Brasil.
Segundo o médico Luiz Fernando Alves de Carvalho é muito comum o viajante adoecer no exterior. " o nosso atendimento também é pós viagem, ou seja, se o viajante no retorno apresentar algum sintoma ele deve vir para esclarecer o diagnóstico.Graças a esse acompanhamento até hoje não houve nenhuma situação grave. Recomendamos que o viajante marque a consulta com antecedência, porque as vacinas precisam de um tempo para produzir o efeito desejado", esclarece.
O médico do HRAN, Luiz Fernando Alves de Carvalho explica que a consulta é basicamente preventiva para evitar ou minimIzar os riscos de contágio de viajantes e que as vacinas aplicadas são as de uso rotineiro no Sistema Único de Saúde (SUS), tais como a febre amarela, tétano, difteria, sarampo e caxumba, dentre outras. Caso seja necessária a orientação, o agendamento deve ser feito por telefone (3328-7562) ou pessoalmente.
O serviço é totalmente gratuito e fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e, na terça e na quarta, também das 14 às 17 horas.
Acompanhe entrevista feita pelo apresentador Miguelzinho Martins, no programa Revista Brasília, dessa quarta-feira (8). Ouça no player acima!
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h.
Viajante: confira entrevista sobre guia de saúde pra você!
Pesquisa revela: viajantes sempre consultam avaliações na internet