Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo ajuda na recuperação e identificação de bicicletas roubadas

O Bike Registrada foi criado por um grupo de ciclistas que viu a

Um aplicativo de celular tem ajudado ciclistas e autoridades policias na identificação e recuperação de bicicletas roubadas. O Bike Registrada foi criado por um grupo de ciclistas que viu a dificuldade de ter seu bem de volta, após um roubo.

 

Por meio da ferramenta é possível incluir dados do ciclista e da bicicleta, número de série no quadro,  em um cadastro nacional, que permite ainda informar o roubo do veículo.

 

No Distrito Federal (DF), a Polícia Militar (PM) usa o aplicativo para checar a origem de bicicletas encontradas com suspeitos, bem como, identificar o verdadeiro proprietário.

 

Michello Bueno, capitão da Polícia Militar do DF, lembra que antes do aplicativo, quando a polícia suspeitava da procedência de uma bicicleta, era necessário levar o objeto e o suspeito a uma delegacia de polícia, para verificar se ela era roubada ou não, o que, segundo ele, levava muito tempo e burocracia. De acordo com o capitão, só este mês já foram recuperadas mais de 100 bicicletas.

 

Ouça também: Levantamento inédito revela os benefícios do uso da bicicleta

 

Atualmente, a polícia consegue checar as informações tanto fazendo a leitura do selo de segurança - um adesivo com QR CODE pode ser lido no celular ou apenas colocando o número de série, uma espécie de chassi da bicicleta, que o usuário deve informar ao se cadastrar no aplicativo.  Segundo o policial, no caso de o número do chassi da bicicleta estar raspado ou adulterado, a pessoa que está com a bicicleta é detida imediatamente e conduzida a uma delegacia para averiguação.

 

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em qualquer smartphone. Para baixar clique na página do Bike Registrada.

 

Saiba mais nesta entrevista do Revista Brasília com Michello Bueno, capitão da Polícia Militar do DF. 

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, na Rádio Nacional de Brasília, das 10h ao meio-dia. A apresentação é de Miguelzinho Martins.



Bike Anjo auxilia pessoas que querem usar a bicicleta como meio de transporte

Criado em 15/10/2015 - 17:30 e atualizado em 15/10/2015 - 13:29