Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Ponta da Língua: Erros de conjugação

Clarisse Mattos explica e desvenda o correto uso das locuções verbais

Revista Rio

No AR em 03/11/2020 - 20:10

Explorar dúvidas e curiosidades existentes na Língua Portuguesa: este é o objetivo do quadro Na Ponta da Língua, todas as terças-feiras no programa Revista Rio. Acompanhe o bate-papo do âncora Dylan Araújo, com Clarisse Mattos, revisora e fundadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos.

Nesta edição do quadro, Clarisse fala sobre erros de conjugação. Ao receber uma notificação de um aplicativo de entrega de comida, que dizia "Pode vim que tem promoção", ela escolheu o tema para essa coluna. Na frase em questão existe um erro de conjugação, considerando a norma culta da língua portuguesa. Clarisse explica sobre a locução verbal, "a união de dois ou mais verbos que forma uma ideia única", ensina ela. Em "pode vim" ambos os verbos estão flexionados, o que não pode acontecer. "Nesse caso, a gente já flexionou o 'pode'", ressalta ela. O correto é "pode vir".

Ouça está edição do Na Ponta da Língua, com a explicação completa sobre esta situação corriqueira, clicando no player acima!

Criado em 03/11/2020 - 20:32

Mais do programa