Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Supertônica celebra a centenária Lady Day

Os cem anos de Billie Holiday em audição comentada pela cantora Eliete

No Supertônica desta terça-feira (28) Arrigo Barnabé e Eliete Negreiros celebram Lady Day.

 

Billie Holiday nasceu em Baltimore, em 7 de abril de 1915. Ganhou o apelido “Lady Day” do saxofonista e amigo Lester Young. Trabalhou como arrumadeira e menina de recados de um bordel próximo à sua casa, onde era autorizada a usar a vitrola da sala de estar como pagamento por seus serviços. Escutou os discos de Louis Armstrong e Bessie Smith. Deixou-se impressionar. Ali nascia a cantora que viria a construir uma carreira sem precedentes na história da música popular.

 

“Os críticos costumam dividir o trabalho da Billie em duas fases: primeiro nos anos 1930, quando ela estava começando, com a voz mais leve num repertório mais alegre, mais dançante. Depois, nos anos 1940, quando ela já está com a voz alterada, provavelmente pela droga. E, também, acho que porque ela sofria muito. Então, a voz já não era tão flexível, não era tão bonita, só que é o momento de maior maturidade como intérprete. Dos anos 40 são os grandes números da Billie Holiday”, lembra a cantora Eliete Negreiros, fã de Lady Day.

 

Nesta audição Supertônica, estão destacadas algumas das mais populares (e marcantes) gravações da carreira da artista, como “Lady sings the blues”, “God bless the child”, “My man”, “What a little moonlight can do”, “Solitude”, “But Beautiful” e “Strange Fruit”, entre outras.

 

Confira o Supertônica todas as terças, à meia-noite, na MEC FM Rio.



Criado em 27/04/2015 - 17:52 e atualizado em 27/04/2015 - 14:34

Mais do programa