Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embolia pulmonar: entenda sintomas, causas e tratamentos

Obesidade, hipertensão, varizes, uso de cigarros e a falta de movimentação das pernas são alguns dos fatores que podem ajudar a desenvolver a doença

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 24/01/2019 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (24) falou sobre embolia pulmonar. O programa conversou com o cirurgião vascular e radiologista Airton Mota Moreira.

Ouça no player abaixo:


O médico explicou a diferença entre trombose e embolia.

O cirurgião explicou que doenças como hipertensão e obesidade somadas a uma má alimentação, falta de movimentação nas pernas, uso de cigarros e outros fatores, podem facilitar a formação de coágulos e trombos em uma ou mais veias que, ao bloquear o fluxo sanguíneo, causam trombose. Quando isso ocorre, há um alto risco de que um coágulo se desprenda e retorne aos pulmões pelo fluxo sanguíneo, o que pode resultar em uma embolia ou infarto pulmonar.

Ele reforçou ainda que é importante ficar atento aos fatores de risco, se prevenir e procurar imediatamente um médico assim que os sintomas forem percebidos.

Após uma cirurgia, segundo ele, o ideal é o paciente voltar às atividades o mais rápido possível.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

 

Criado em 24/01/2019 - 19:33

Mais do programa