Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você tem medo de ser feliz?

Entenda o que é a querofobia e como tratá-la

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/09/2019 - 16:26

Apesar de pouco conhecida, a querofobia, ou medo de ser feliz, tem atingido cada vez mais pessoas. Para entender melhor o assunto, o Tarde Nacional – Amazônia desta segunda-feira (16) entrevistou a psicóloga organizacional e clínica, com foco em Terapia Cognitiva Comportamental, Lívia Marques.

Ela esclareceu que, na maioria dos casos, a fobia é causada por traumas ou crenças adquiridas pela pessoa ao longo da vida, que a fazem associar momentos felizes a acontecimentos ruins. A partir daí a pessoa passa a se auto sabotar, mesmo sem perceber, evitando qualquer experiência que possa lhe trazer algum bem-estar. Além do pessimismo constante, crises de ansiedade e isolamento social são algumas das consequências desse comportamento.

Lívia ressaltou ainda que, mesmo diante da complexidade do assunto, é possível reverter a situação por meio do tratamento psicológico.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 16/09/2019 - 18:03

Mais do programa