Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Canto da Araponga-da-Amazônia é o mais alto do mundo

Ave é encontrada em serras amazônicas e seu canto chega a ser mais alto que o som de uma britadeira

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 13/11/2019 - 14:30

O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (13) falou sobre a Araponga-da-Amazônia: pássaro que, segundo estudo publicado recentemente, possui o canto mais alto já registrado no mundo. O entrevistado foi o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e curador da coleção de aves do Instituto, Mario Cohn-Haft.

Segundo ele, o responsável pelo canto é o macho da espécie, que pode emitir dois tipos de sons diferentes, um para atrair as fêmeas e o outro emitido na frente delas. O canto da ave pode atingir 125 decibéis, som que chega a ser mais alto que o de uma britadeira.

Mario trouxe ainda diversas curiosidades sobre o animal, além de explicar como a pesquisa foi feita e contar detalhes de suas expedições.

Quer saber mais? Então ouça a entrevista completa no player abaixo:

 O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 14/11/2019 - 15:56

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa