Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa revela alta quantidade de lixo em área de conservação na Amazônia

Mais da metade dos resíduos encontrados são de plástico

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 18/12/2019 - 14:30

O Tarde Nacional Amazônia desta quarta-feira (18) falou sobre uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Instituto Mamirauá que alertou para a quantidade de lixo encontrada em uma unidade de conservação ambiental no Médio Solimões, na Amazônia Central. O entrevistado foi o coorientador do projeto e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ecologia Florestal do Instituto Mamirauá, Elias Neto.

O estudo foi realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no estado do Amazonas, onde foram encontrados diversos tipos de resíduos, compostos em sua maioria por plástico, borracha e isopor. De acordo com o pesquisador, a presença desses itens em uma área remota, onde não há presença de turistas ou moradores, é um alerta para os impactos da quantidade de lixo que produzimos.

Para Elias, esse é um problema social e ambiental que pode ser revertido por meio da adoção de medidas como o consumo consciente dando preferência a produtos recicláveis e fazendo o descarte correto do lixo, entre outras.

Ainda segundo ele, as próximas etapas da pesquisa têm o intuito de descobrir a dimensão do problema. Entre as ações programadas estão a expansão da área de estudo e a análise da presença de microplástico no solo.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 18/12/2019 - 18:46

Mais do programa