Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba quais são as doenças transmitidas pelas enchentes

Infectologista fala sobre formas de contágio e prevenção

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 13/02/2020 - 13:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (13) falou sobre as doenças mais comuns que podem ser transmitidas pelo contato com a água das enchentes. O entrevistado foi o Diretor Científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Dr. José David Urbaéz.

Ele explicou que, nas áreas urbanas, a água das enxurradas é poluída por causa do esgoto doméstico e do esgoto industrial, e que é comum encontrar uma quantidade imensa de detritos de roedores. E é justamente pelo contato com a urina e as fezes contaminadas desses animais que se contrai a leptospirose, doença infecciosa clássica das enchentes.

Outra doença citada pelo médico e que também tem uma relação direta com a contaminação da água por detritos (neste caso, detritos humanos) é a hepatite A.

Em relação às doenças que podem ser transmitidas pela ingestão da água contaminada, Urbaéz citou a febre tifoide e a amebíase. O médico citou ainda a toxoplasmose, que, segundo ele, na área amazônica tem sido descrita recentemente como um problema mais sério.

O infectologista ressaltou que a pessoa que entrou em contato com a água dos alagamentos deve ficar atenta, num período de 7 a 10 dias, e em caso de febre ou dor muscular intensa deve procurar imediatamente assistência médica.

Quer saber mais?

Então clique no player abaixo e confira a entrevista na íntegra!

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 13/02/2020 - 18:37

Mais do programa