Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo mostra aumento na temperatura do ar na costa brasileira

Pesquisa comparou dados dos últimos 40 anos de cinco estados: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Norte

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 28/04/2023 - 18:21

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre um estudo que constatou um aumento nos extremos de temperatura no litoral brasileiro. O entrevistado foi o pesquisador e docente do Instituto do Mar no campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fernando Martins. Ele é bolsista de produtividade do CNPq e atua em estudos em Ciências Atmosféricas e Mudanças Climáticas. 
 
Ele explicou que a pesquisa comparou a temperatura do ar dos últimos 40 anos na costa de cinco estados brasileiros: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Norte. Entre os achados do estudo estão a variação brusca entre temperaturas máximas e mínimas e uma maior repetição de eventos extremos nos últimos anos, como desastres naturais e secas extremas. 

Segundo o professor, o estudo mostra uma tendência de crescimento da temperatura, com impactos não só no clima, mas também na agricultura, nas atividades econômicas, no cotidiano das populações e na biodiversidade. 
 
Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 
 

Criado em 28/04/2023 - 18:21

Mais do programa