Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oncologista fala sobre efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer

Especialista tirou dúvidas de ouvintes e deu dicas de como amenizar possíveis desconfortos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 20/07/2023 - 15:00

A pedido de um ouvinte, o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia, tratamentos utilizados no combate ao câncer. O entrevistado foi Gélcio Mendes, Coordenador de Assistência do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).
 
Ele explicou que cada organismo reage de uma forma aos tratamentos e citou os efeitos colaterais mais comuns relatados pelos pacientes. Segundo Gélcio Mendes, é fundamental que os pacientes anotem dúvidas, desconfortos e sensações e que levem tudo ao oncologista. Com base nessas anotações, o médico responsável poderá orientar sobre a melhor forma de amenizar possíveis desconfortos.

Ele ressaltou ainda a importância da relação de confiança entre médico e paciente, além do acompanhamento psicológico para que o processo de tratamento se dê com a maior tranquilidade possível.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 20/07/2023 - 17:22

Mais do programa