Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diretor do Ibict propõe união da comunidade científica no combate à desinformação

Segundo ele, é preciso que a ciência repense sua relação com a sociedade

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 28/03/2024 - 17:00

A Rádio Nacional da Amazônia está ao vivo diretamente da 6ª edição da Campus Party Brasília, que acontece até 31 de março, no Estádio Mané Garrincha.

O Tarde Nacional - Amazônia bateu um papo Tiago Braga, diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) sobre como as instituições científicas combatem a desinformação na era digital.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e graduado em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), ele destacou os desafios de remar contra a maré. "Na pandemia, eu considero que a ciência foi uma das mais afetadas. Especialmente aqueles cientistas ligados a área da saúde. E os cientistas, de modo geral, já se colocaram na frente para lidar com esse problema que a Unesco chama de infodemia. Mas, essa atuação ainda é muito individualizada".

O conceito de infodemia, aliás, se explica pelo excesso de informações que desde os anos 2000 vem crescendo com a popularização do acesso à internet.

Confira a entrevista completa no player acima.

Criado em 28/03/2024 - 17:20

Mais do programa