Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conferência discute a importância da questão alimentar para os povos indígenas

A Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional está sendo

Conferência discute a importância da questão alimentar para os povos indígenas. Para falar sobre a conferência, o Tarde Nacional entrevistou o indígena e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), Dourado Tapeba.

 

Ele diz que essa conferência é fundamental para dicutir as questões dos povos indígenas no Brasil, inclusive da questão do acesso à terra, porque está sendo discutida a segurança alimentar na "comida de verdade, no campo e na cidade".

 

"Nós entendemos como comida de verdade a questão da nossa própria produção, e para isso é necessário que o governo disponibilize a demarcação de nossas terras", explica. 

 

"Essa conferência vai viabilizar muita coisa, porque aprovou 90% das propostas e os povos indígenas vão se mobilizar para que essas propostas saiam do papel e o governo cumpra com o que foi discutido nessa conferência", diz.

 

Ele cita como ponto mais importante do que foi discutido foram acesso á terra e a água, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 que tira do executivo a demarcação das terras indígenas para o legislativo. Quanto a diminuição dos agrotóxicos, o indígena defende que seja banido o agrotóxico nas lavouras. 

 

Confira esta entrevista ao Tarde Nacional, com apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Índios brasileiros se destacam na 1ª edição dos JMPI

Índio ou indígena? Eis a questão

Criado em 06/11/2015 - 19:51 e atualizado em 06/11/2015 - 17:41