Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jaime Cezário, da Porto da Pedra, fala sobre enredo que homenageia as Rainhas do Rádio

A escola de São Gonçalo traz o enredo: “Rainhas do Rádio – Nas ondas da emoção, o Tigre coroa as Divas da canção!”

No AR em 01/02/2018 - 20:47

"Tudo começou em meados da década de 1930, início da 'era de ouro do rádio', que atingiu seu auge nos anos 40 e 50: um período marcado por requinte e glamour, especialmente no Rio do Janeiro, então capital federal. Os belos cassinos, teatros, hotéis, bares e boates respiravam prosperidade, dando a cidade uma aura mágica, quase um mundo de faz de conta. E para coroar esse universo mítico, foi fundada a Rádio Nacional tornando tudo ainda mais especial, pois a emissora tinha a missão de integrar o país, ditando modas e costumes. Sua programação variada fascinava, e através do sucesso dos seus programas musicais, cada vez mais populares, os grandes ídolos foram criados. E assim, a Cidade Maravilhosa se tornou o coração desse novo reinado, onde a realeza da canção arrebatou o país inteiro".

 

Assim começa a sinopse do enredo da Unidos do Porto da Pedra para o carnaval de 2018, de autoria do carnavalesco Jaime Cezário, que veio ao nosso estúdio para uma saborosa entrevista no Tarde Nacional. Ele falou sobre o enredo “Rainhas do Rádio – Nas ondas da emoção, o Tigre coroa as Divas da canção!”, que destaca as biografias das dez cantoras que foram eleitas Rainhas do Rádio durante o período que ficou conhecido com o Era de Ouro do Rádio. São elas: Linda Batista, Dircinha Batista, Marlene, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Ângela Maria, Vera Lúcia, Dóris Monteiro,  Mary Gonçalves e Julie Joy.

Ouça o samba enredo e a entrevista:

Em sua chegada à emissora, no corredor que leva ao estúdio, Jaime reconheceu uma imagem clássica: uma fotografia de Paulo Gracindo com Dalva de Oliveira em um poster grande que enfeita o caminho para o estúdio e que será representado em uma das alegorias. Jaime é um apaixonado pela história da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. "Vamos deixar a Rádio Nacional orgulhosa com a homenagem que vamos fazer na sexta-feira!", diz ele, com a devida lembrança, feita por Luciana Valle, apresentadora, de que o carnaval também faz parte da história da emissora.

A Unidos do Porto da Pedra, escola da cidade de São Gonçalo, faz parte do grupo de acesso e será a quarta agremiação a desfilar na sexta-feira (9). Jaime destaca, dentro do que pode revelar, a homenagem que será feita aos principais apresentadores da Rádio Nacional. Ele revela ainda que serão "quatro grandes alegorias, divididas em quatro setores. O primeiro setor é o Rio de Janeiro dos anos 50, o Rio do glamour, o Rio capital federal, o Rio centro de cultura nacional, onde a Nacional nasceu e polarizava todo o Brasil aqui para a cidade do Rio de Janeiro".

Outros setores representarão os veículos de comunicação que colaboraram para o brilho das rainhas do rádio, como é o caso da segunda alegoria. Os programas de auditório também farão parte do desfile, destacando apresentadores como Cesar de Alencar que, em 2017, teria feito 100 anos. Ele foi considerado por muitos como o maior deles na história da Rádio Nacional, junto com Manoel Barcelos. Cada um desses lendários comunicadores tinha suas cantoras prediletas. "A do Cesar era Emilinha, Manoel era Marlene...", recorda Jaime.

Será uma homenagem à emissora e às grandes cantoras e cantores do rádio brasileiro. Entre outros assuntos abordados durante a entrevista, Cezário fala sobre o trabalho de pesquisa feito para a produção e caracterização do enredo e o resgate da história que gerou "a maior rivalidade da música popular brasileira", entre as rainhas Emilinha e Marlene, que explodiu em 1949. "Nós queremos resgatar isso para o público jovem, que precisa ter esse conhecimento e esse respeito com essas mulheres incríveis e esse momento incrível da história da nossa música popular", diz ele durante o papo.

 

Samba-Enredo 2018 - Nas Ondas da Emoção, o Tigre Coroa As Divas da Canção!

Vem reviver,
Tempos de glamour e de fascinação,
No ar, a magia de uma nação,
Sonhos de felicidade,
Num rio de saudades mergulhei,
E encontrei lindas melodias,
Onde a poesia fez morada,
A realeza embalava,
Um repertório de amor,
Corações arrebatou.

A alma do Brasil ecoou, reluziu,
Ao som da Rádio Nacional,
Paixão sem igual,
Que nos encantou, sintonizou.

Ah! Tão belas vozes em notas musicais,
Imortais,
Rainhas que o povo escolheu pra amar,
E a vida inteira adorar,
Um súdito aos teus pés eu sou,
No meio da rua cantando eu vou,
Ao baile da consagração,
Ser mais um fã em devoção,
Meu Porto da Pedra num cortejo triunfal,
Faz o seu carnaval.

São dez estrelas a brilhar,
Nas ondas da emoção,
Meu tigre vem coroar,
As divas da canção.

Criado em 01/02/2018 - 21:04