Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre a difusão da cultura japonesa no Brasil

Todos os anos, inúmeros festivais japoneses são realizados em todas as regiões brasileiras para celebrar esses costumes

No AR em 21/08/2018 - 17:18

Você sabia que o Brasil abriga a maior população de descendentes e japoneses fora do Japão? Temos a maior colônia de japoneses do mundo, que fica no bairro da Liberdade na capital paulista. Os dois países têm uma grande história de intercâmbio cultural e econômico. Neste ano, se comemoram os 110 anos de imigração japonesa no Brasil. Tudo começou em junho de 1908, com a chegada ao porto de Santos do navio Kasato Maru, que trouxe a bordo 781 cidadãos japoneses para trabalhar nas plantações de café.  Ao longo de mais de um século, imigrantes japoneses e descendentes  se integraram à sociedade brasileira sem perder seus costumes e sem esquecer seu legado. Todos os anos, inúmeros festivais japoneses são realizados em todas as regiões brasileiras para celebrar esses costumes.

Um dos exemplos é a Festa da Cerejeira, que acontece no Parque do Carmo em São Paulo, Festa do Morango que ocorre em várias regiões, festivais do Japão espalhados pelo país, festivais de animes, cosplay, além da difusão das artes maciais, gastronomia, agricultura e da língua entre os brasileiros.

O programa Tarde Nacional bateu um papo sobre esse assunto com Mamoru Matsuda, jornalista, Sansei (neto de japoneses, terceira geração no Brasil),  colaborador em todas as entidades japonesas do DF, desde a Embaixada do Japão até os grupos formados por identificação com a cultura japonesas, criador do portal Nippo Brasília, que divulga a cultura japonesa no Brasil desde 2005. Sua esposa é nissei (filha de japoneses, segunda geração no Brasil). Tem um casal de filhos (Yonsei - quarta geração) e costuma preservar em casa, em família, hábitos e costumes legados dos pais e avós.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 21/08/2018 - 17:36