Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Educador financeiro do SPC comenta pesquisa que afeta diretamente o bolso dos brasileiros

Segundo José Vignoli, é preciso saber cortar custos e frear o consumismo

No AR em 06/08/2019 - 13:00

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que sete em cada dez brasileiros fizeram cortes no orçamento no primeiro semestre deste ano. O levantamento também indica que a maior parte dos entrevistados poderá enfrentar dificuldades para realizar algum projeto em 2019. O Tarde Nacional repercute esses resultados com o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Ilustração de cofre de porquinho
Ilustração: 3D graphics image by Quince Creative/Pixabay

Ouça a entrevista no player abaixo:

"Nós tivemos num passado recente algumas pessoas que se acostumaram com o uso de crédito pra aumentar a sua renda. Ao mesmo tempo o país também vivia uma situação de emprego muito positiva e muitas pessoas não pouparam, não fizeram uma reserva ou acabaram se colocando numa posição social acima daquelas que poderiam ter. Eu costumo dizer que por mais que as pessoas estejam bem financeiramente, elas devem viver três degraus abaixo dessa situação. Justamente para elas não se acostumarem com alguma coisa que pode acabar", esclareceu o especialista. 

Na entrevista, ele comenta ainda que há um apelo muito grande para consumo.
 

"As pessoas, muitas vezes, fazem muitas compras parceladas e vivem até fora de sua realidade social. Por que as pessoas têm tantos cartões na carteira?", disse.

Para ele, falta educação financeira para ter o próprio freio. 

O especialista falou também sobre planejamento financeiro, para evitar gastos desnecessários, e de como ter o cartão de crédito como aliado.

Apresentação: Pedro Pontes, Dáurea Gramático e Anchieta Filho

Produção: Denise Oliveira

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 06/08/2019 - 15:41 e atualizado em 06/08/2019 - 15:40