Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPT lança campanha em defesa da aprendizagem profissional para prevenir trabalho infantil

Segundo dados oficiais de 2016, há 2,4 milhões de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil

No AR em 24/10/2019 - 15:00

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e parceiros lançaram recentemente uma campanha em defesa da aprendizagem profissional.O objetivo é combater e prevenir o trabalho infantil no país, inclusive no tráfico de drogas.

Para falar sobre esta iniciativa, os apresentadores Luciano Barroso (DF), Anchieta Filho (SP) e Luciana Valle (RJ) conversaram com a procuradora e coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, Ana Maria Villa Real.

Ouça no player abaixo:


A procuradora reforçou que lugar de criança é na escola, que tem um papel fundamental para afastar do trabalho infantil.

 

"O ideal é que a criança e o adolescente até o ingresso na faculdade permaneça na escola", completou.

 

De acordo com dados oficiais de 2016, há 2,4 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, em situação de trabalho infantil. A procuradora acrescentou que o trabalho infantil perpetua o ciclo da pobreza.

Ana Maria comentou também sobre a política do jovem aprendiz.

 

"A aprendizagem é uma política pública que eleva a escolarização também. A aprendizagem profissional é esse elemento que pode levar o adolescente de volta pra escola e inserí-lo de forma protegida no mercado de trabalho. Então, ela é uma política pública. As empresas já são obrigadas a cumprir cotas de aprendizagem", declarou.

 

Com o slogan “Oportunidade que transforma a pessoa, a comunidade e o país”, a campanha será veiculada nas redes sociais, com a utilização da hashtag #Aprendizagem Transforma.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 24/10/2019 - 16:46 e atualizado em 24/10/2019 - 16:45