Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Produtos industrializados têm mais sal e podem provocar doenças no futuro

Brasileiro consome o dobro de sal recomendado pela OMS, ouça a entrevista com Cid Pitombo

No AR em 28/11/2019 - 15:00

O Tarde Nacional conversou com o médico Cid Pitombo, especialista e coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica do Rio de Janeiro, esobre o uso exagerado do sal.  Uma em cada cinco pessoas está obesa no Brasil e mais da metade da população está com excesso de peso, tornando a obesidade uma epidemia e um problema real de saúde pública.

Por isso, os brasileiros consomem, em média, 9,34 gramas de sal por dia – praticamente o dobro dos 5 gramas recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O médico que é recordista de cirurgias por videolaparoscopia pelo SUS conta que a falta de  tempo de fazer o próprio alimento é um dos motivos que tem levado as pessoas a comprarem comida industrializada, principalmente pessoas de baixa renda.

Até porque estes produtos têm preparo rápido, não estragam e muitas vezes preparar o próprio alimento saí mais caro do que adquirir estes produtos. O problema é que estes alimentos industrializados usados a longo prazo, podem provocar hipertensão, derrames, problemas no coraçãoe renais entre outros.

Quer ouvir a entrevista completa, clique no player:

O Tarde Nacional - vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional de Brasília e  Rádio Nacional do Rio de Janeiro

 

 

Tags:  Sal hipertensão

Criado em 28/11/2019 - 16:25