Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aumenta número de transplantes de fígado por excesso de gordura

Entre os exames para se detectar estão o ultrassom de abdômen e o exame de sangue normal

No AR em 19/10/2020 - 13:33

Uma alimentação não balanceada, rica em açúcar, pode afetar a saúde do fígado. Como consequência do excesso de gordura no órgão, o número de transplantes cresce no Brasil. É cada vez mais comum o número de jovens e crianças com esse problema também.

Para falar sobre a doença, que é chamada de Esteato-hepatite não alcoólica (ou NASH, do inglês Nonalcoholic Steatohepatitis), e se caracteriza principalmente pelo acúmulo de gordura abdominal, o Tarde Nacional conversou com Liliana Ducatti, cirurgiã do aparelho digestivo e de transplantes de Figado e Órgãos do Aparelho Digestivo, do Hospital 9 de Julho.

Ouça no player abaixo:


Na entrevista, a médica alerta que por se tratar de uma doença silenciosa é fundamental que o paciente realize exames periódicos de prevenção para acompanhar a saúde do fígado. Segundo Liliana, os sintomas aparecem quando já se está numa fase mais avançada, com fibrose e até cirrose. 

Mas então, como se livrar desse problema? Tem algum exercício? Tem alguma medicação que a pessoa pode tomar? De acordo com a médica, o ideal é praticar atividade física e mudar hábitos de vida.

 

"A gordura no fígado está totalmente relacionada aos hábitos de vida", esclareceu.

 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 19/10/2020 - 15:48 e atualizado em 19/10/2020 - 15:36