Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instituto do Cérebro no Rio Grande do Sul amplia serviços à população

No momento, o InsCer está com uma pesquisa em andamento sobre como a Covid-19 afetou o cérebro

No AR em 27/11/2020 - 15:29

O Instituto do Cérebro (InsCer), ligado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), inaugurou, no último dia 9, a expansão de sua estrutura para oferecer mais exames e serviços à população e empresas de todo o país, além de ampliar o desenvolvimento de pesquisa de ponta com foco no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do cérebro.

Conduzido por um time de neurocientistas renomados, é uma iniciativa com oito anos de atuação que coloca o Estado como referência nacional e internacional no tema. Sobre esse trabalho, o Tarde Nacional conversou com o neurologista, vice-reitor da PUCRS e diretor do Instituto, Jaderson Costa da Costa. 

Inaugurado em 2012, o InsCer tem uma vertente voltada para a pesquisa aplicada.

"Na verdade, uma pesquisa voltada a solução de problemas relativos ao cérebro. E é voltado também para a prestação de serviços: de imagem, de fisiologia, etc. E uma terceira vertente que é o desenvolvimento de novos fármacos que são marcadores com elementos radioativos que são utilizados em pesquisas e estudos", garante o vice-reitor.

Na entrevista, ele relata que com a ampliação da área é possível atender novos pacientes, como aqueles com a demência de Alzheimer. E a partir daí, procura-se buscar marcadores e diagnósticos precoces. O mesmo vale para a questão do desenvolvimento infantil. "Crianças que tem dificuldade de leitura, dislexia", esclarece.

Neste período de pandemia, o neurologista citou o aumento de casos relacionados à saúde mental. Principalmente, daqueles que ficaram sozinhos, e aí vemos muitos os idosos.

Jaderson ainda destaca que todos os projetos de pesquisa realizados no Instituto são gratuitos, já que a instituição é filantrópica. Eles também atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No papo, o diretor do InsCer falou do uso medicinal da cannabis no Brasil e da pesquisa, em andamento, sobre como a Covid-19 afetou o cérebro. 

Acompanhe a entrevista completa, no player:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 27/11/2020 - 18:09 e atualizado em 27/11/2020 - 17:58