Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre a doença de parkinson

Parkinson não tem cura, mas tem tratamento. Ouça a entrevista com o médico William Luciano de Carvalho,

No AR em 03/11/2020 - 13:32

A doença de parkinson causa lentidão nas tarefas do cotidiano, tremores, inexpressividade, rigidez muscular... Quando alguns desses sintomas aparece, poder ser sinal de doença de Parkinson. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com William Luciano de Carvalho, Membro titular da Associação Brasileira de Neurologia (ABN) e receptor de residência de neurologia e médico assistente do Hospital Geral de Goiânia.

A doença de parkinson tem quatro principais sintomas que são tremor, lentidão do corpo,desequilibrio quando a pessoa vai levantar ou caminhar e uma rigidez muscular. É dificil fazer o diagnóstico precoce, e quando se chega ao resultado, os sintomas já são relevantes, já correu a morte de 60% dos neurônios.

O diagnóstico é somente clínico, não existe exames de imagem ou outro qualquer.  É uma doença que já possui um grande arsenal de medicamentos, mas medidas não medicamentosas são muito importantes, como a atividade física. A doença de parkinson é a segunda principal doença neurodegenerativa, é crônica e não tem cura, mas existe tratamento.

Quanto ao risco de se contaminar com a covid-19, a incidência é a mesma de quem não tem a doença, mas de acordo com o especialista o parkinson aumenta a predisposição de desenvolver a forma grave do coronavírus.

Clique e ouça a entrevista completa:

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda à sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

Criado em 03/11/2020 - 16:09